O título deste blog remete para a escola de outros tempos e serão "retratos" dessa escola que aqui aparecerão.
Domingo, 24 de Setembro de 2006
O exame da 4ª classe

 O livro  “Caderno de 11 temas de revisão para o exame da 4ª classe”  é da autoria do professor Albertino Rebelo de Sousa. O leitor é informado que está de acordo com o último Regulamento Ministerial de 5 de Abril de 1968, pelo que, embora não encontrando a data da edição do livro, pode –se concluir que será entre 1968 e 1974.

A 3ª página do livro traz informa sobre as características dos exames da 4ª classe. Eis a transcrição.

“ As provas práticas e escritas iniciam-se em 1 de Julho ás 9horas.

 

Prova Prática

 

a)      Lavores Femininos para as alunas e Trabalhos Manuais para os alunos.

b)       Conversação sobre Moral e Religião, Educação Cívica, Educação musical e Educação Física.

 

As Provas de Lavores Femininos e Trabalhos Manuais deverão constar da execução de um trabalho já iniciado na escola e que deverá ser, tanto quanto possível, diversificado em relação aos alunos de cada proponente, cumprindo-se o estabelecido na alínea b) durante a execução do trabalho da alínea a).

 

As provas práticas começam às 9 horas e verão estar concluídas às 9 horas e 45 m.

 

Prova escrita

 

a)      Ditado – texto de 10 a 12 linhas com vocabulário da linguagem corrente, incluído nos livros de leitura aprovados, não excedendo 100 a 120 palavras. Duração da prova – 30 minutos.

 

b)      Redacção – Interpretação livre de um texto elaborado com vocabulário incluído nos livros de leitura em uso (fábula, história, poesia, etc.) e previamente lido e comentado pelo Júri ou composição sobre assunto de directo conhecimento do aluno. Duração da prova – 30 minutos.

 

Intervalo de 15 minutos

 

c) Aritmética e Geometria – Resolução de três problemas (dois de Aritmética e um de Geometria). Resposta a seis questões, sendo três de Aritmética e 3 sobre Geometria e não podendo ser nenhuma das questões desdobradas em alíneas. Duração da prova – 60 minutos

 

Intervalo de 15 minutos

 

c)      Ilustração de um conto ou narração previamente apresentado e explicado, podendo o examinando utilizar livremente os materiais e técnicas que deseje.

 

A prova de Ditado será qualificada de Bom até 2 erros; de suficiente se tiver 3 a 6 erros; de medíocre de 7 a 8 erros. Por cada falta ou troca de acento, emprego de letra maiúscula, etc, contar-se-á ¼ de erro.”

 

Eram assim as provas Prática e Escrita do exame da 4ª classe no final da década de sessenta e início de setenta do século passado em Portugal, com currículo diferenciado para rapazes e raparigas e algumas normas que na prática não eram cumpridas.

Em relação à Moral e Religião apesar de haver professores que não a davam, os alunos, todos frequentadores da catequese, estariam aptos a responder a qualquer questão. No que se refere à Educação Musical e à Educação Física, eram assuntos completamente ignorados em muitas escolas do país, pelo que apesar de constarem dos assuntos que deveriam ser objecto de exame, tal não sucedia em muitas localidades.



publicado por Paulo às 23:11
link do post | comentar | favorito
|


 
Dezembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Vozes de animais

Camilo Castelo Branco

Educação Cívica

Sem contexto

A Europa em 1906

O exame da 4ª classe

Comportamento escolar seg...

A pesca do bacalhau

Leituras escolares

Portugal continental em 1...

arquivos

Dezembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

nº de visitas
Free Site Counter
Free Site Counter